Avançar para o conteúdo principal

“Uma Homenagem às Famílias”

Dia Mundial da Família

Por entender que a Família é aquela que garante a continuidade da espécie e a vitalidade da própria sociedade, a Associação Família Conservadora (AFC) faz uma homenagem a todas as famílias no Dia Internacional da Família – 15 de maio.

A AFC tem sido uma defensora dos valores e tradições familiares, e percebe que a noção de que os pais, marido e mulher cujo amor produz filhos, devem viver juntos no casamento e trabalhar em conjunto para prover o lar e a estabilidade dos seus filhos, tem vindo a desaparecer como ideal cultural. No entanto, estranha também o facto de que os mesmos que apontam o casamento como uma instituição falida queiram contrair um “casamento” que viola claramente o conceito milenar e a essência do significado do matrimónio.

Para a Associação, a vida familiar é o ambiente mais propício para praticar o amor sacrificial pelo outro, é o melhor lugar para aprender a negar-se a si mesmo em prol daqueles que se ama. Mas o que a AFC percebe na prática dos dias actuais, é que a maior parte das famílias tem criado os seus filhos – de acordo com o pós-modernismo e os filmes de Hollywood – para serem independentes, bem-sucedidos e ricos — narcisistas — e, talvez por falta de tempo, esquece-se de os ensinar a amar o próximo como a si mesmos, a serem bons maridos e pais e boas esposas e mães, independentemente de virem a casar ou não.

Neste dia comemorativo, a Presidente da Associação, Maria Helena Costa, salienta:

“Eu sei que não há famílias perfeitas e que há famílias muito, muito complicadas; que há mulheres a serem vítimas de violência doméstica, por parte daqueles que as deviam amar como a si mesmos e cuidar delas, e vice-versa; que há pais violentos e abusadores e filhos a sofrer por causa disso; falta de respeito e de amor, falta de compromisso e outros males. Mas, apesar disso, a família continua a ser o pilar de uma sociedade próspera e saudável. Longe de serem males terríveis, os conflitos familiares, quando são bem geridos e devidamente tratados, são parte vital de aprender a amar e a viver em família”.

Se a sua família está em crise, se precisa de aconselhamento e de ajuda, poderá procurar a Associação Família Conservadora, pois este tem sido o propósito da sua existência – apoiar as famílias em suas mais diversas necessidades, e aproveita ainda esta ocasião para desejar Feliz dia da família.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Pequeno Raio de Sol"

# fiqueBEMemcasa Chegou a Hora do Conto! O tema de hoje é sobre Fé e Compaixão e conta a história "O Pequeno Raio de Sol". Esta é uma adaptação de Etta Austin Blaisdell e Mary Frances Blaisdell do Livro das Virtudes para Crianças, com a narrativa de Klíssia Cunha. Uma oportunidade para partilhar valores com seus filhos!

Quais são os princípios do Direito da Família?

A família é a base da sociedade e merece protecção. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição de República Portuguesa reconhecem a importância da família para a formação de uma sociedade sólida, regida pela convivência harmoniosa entre as pessoas. Para disciplinar o Direito da Família é necessária a defesa do ser humano desde a sua concepção, a promoção do casamento e o amparo dos idosos. O Direito de Família abrange a relação privada do indivíduo (garantindo-lhe a prerrogativa de “pertencer”) e uma estrutura pública, que identifica a família como instituto importante do contexto social. O Direito da Família é imprescindível, pois é base fundamental da formação de homens e mulheres e parte essencial da sociedade A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que “a família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à protecção da sociedade e do Estado” (art. XVI, 3). Quando se fala em direitos humanos há uma predisposição na interpretação ...

Sara Mieiro ensina a preparar Jogos com Caixas